segunda-feira, 11 de março de 2013

Vitória com classe


O Benfica venceu calma e tranquilamente o Gil Vicente por 5 a zero com golos de Maxi, Sálvio, Melgarejo, Lima e Gaitán. A vitória cedo se começou a cozinhar com o golo de Maxi a surgir logo aos 11 minutos. O golo cedo facilitou as coisas, pois deu confiança e obrigou o Gil a abrir-se mais e consequentemente a dar mais espaços e desta forma a facilitar a tarefa do Benfica.

O jogo correu totalmente de feição ao Benfica ao marcar cedo, pois assim não precisou de forçar muito para avolumar o resultado. O Benfica vinha de um jogo para a liga Europa e 3 dias depois já estava a jogar um jogo em que não podia falhar e não falhou. Destaque para 2 golos dos laterais, sendo que o de Melgarejo foi especial, pois foi o primeiro com a camisola do Benfica. O Benfica continua com dois pontos de avanço sobre os corruptos, que são muito importantes para a conquista do título. Nesta fase não se pode perder pontos. Na próxima jornada o Benfica tem uma deslocação difícil a Guimarães e portanto a equipa precisava de garantir que ia confiante para esse jogo. Ganhar em Guimarães é dar um passo decisivo rumo à conquista do título.

Neste jogo o Benfica jogou praticamente na sua máxima força, o único indisponível foi Luisão que sentiu um problema no adutor e então Jesus não arriscou e colocou o Jardel. Refira-se que Jardel cumpriu muito bem o seu papel, como foi de facto o que sempre fez quando foi chamado para substituir Luisão ou Garay. Uma rotação entre os centrais também é algo que deve ser feito, pois permite aos centrais titulares Luisão e Garay descansar e assim manter altos índices físicos e também premiar o Jardel, pois durante o castigo de Luisão Jardel cumpriu plenamente a missão.

O Benfica fez um exibição segura, uma boa exibição, apesar do resultado ter sido bastante avolumado, a exibição não foi assim tão fantástica. Mas não se pode pedir ao Benfica que jogue em alta rotação todos os jogos. Não nos podemos esquecer que o Benfica tem feito desde inicio de Janeiro praticamente sempre 2 jogos por semana. Nas últimas 10 semanas o Benfica fez 18 jogos em jogos de campeonato, taça da liga, taça de Portugal e liga Europa. Portanto não se pode exigir um Benfica super fresco em todos os jogos... E este ciclo terrível ainda não terminou, pois quinta há jogo com o Bordéus e domingo volta a liga com o Guimarães. Depois vem uma pausa com as selecções que serão fundamentais para alguns jogadores recuperarem o fôlego.

Agora descansar um bocadinho e depois concentração máxima para vencer a eliminatória com o Bordéus. Estamos em vantagem, mas o avanço é muito curto, portanto não pode de forma alguma haver facilitismos.

Uma nota também para a homenagem que foi prestada pelo Benfica ao Fábio Faria que esta semana anunciou o seu adeus aos relvados devido a um problema no coração. São também estes pormenores que fazem do Benfica o Maior clube do mundo.







4 comentários:

  1. Viva amigo Benfiquista!

    Excelente post, como sempre.
    Quero acrescentar ao conteúdo um pormenor. O Benfica tem na sua génese de jogo, uma alta intensidade nos vários processos de jogo, colocando pressão e agressividade em cada disputa. É já uma resposta automática e que liga a um estado de concentração adequado. Quando o Benfica passa para um "estado" mais de contenção/gestão, está a ser contra-natura da sua forma de jogar, e isso tem custos, uma vez que na minha opinião, a concentração diminui e isso nota-se e tem-se notado em alguns momentos do jogo. Passamos alguns calafrios. Felizmente temos um guarda-redes que vale pontos!

    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. A natureza do Benfica de Jorge Jesus é alta rotação. Quando o Benfica não pratica essa alta rotação fica meio perdido no jogo.

      Eliminar
  2. Viva mais uma vez!

    À pouco não me lembrei.
    Fico triste com o abandono prematuro do Fábio do Futebol. Lembro-me dele quando foi meu atleta nos Juniores do Rio ave. Tinha talento e qualidades acima da média para um CENTRAL. Aliás nos Juniores tínhamos uma dupla de centrais fantástica, a melhor que eu vi enquanto por lá estive.
    Por vezes a vida fecha-nos uma porta mas também nos abre outras.
    O nosso clube teve aqui uma postura sublime! Só os melhores estão presentes nos momentos mais difíceis!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São nestes pormenores que o Benfica mostra que é um clube diferente. O Benfica vai dar todo o apoio ao Fábio. Quem sabe se daqui a uns anos não será treinador de uma das equipas do Benfica?

      Forte abraço!

      Eliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...