segunda-feira, 18 de março de 2013

Só Messi é mais eficaz


Este post é sobre um jogador que muitos benfiquistas e especialmente os adeptos rivais do Glorioso não gostam. É claro que estou a falar de Cardozo. Mesmo entre Benfiquistas divide opiniões. Para mim é um grande ponta de lança, pois os pontas de lança medem-se pelos golos que marcam.  E o Takuara marca mesmo muitos golos. Muitos benfiquistas não gostam do estilo do Cardozo, acham que é lento, que anda apático nos jogos, que não sabe fintar... Pronto que tem muitos defeitos. Muitos benfiquistas preferiam por exemplo um Miccoli com as suas fintas fantásticas, mas que no final da época se saldava apenas por... 10 golos... Eu também gostava do Miccoli, mas este pequeno italiano era um avançado, que tinha de ser acompanhado por um goleador tipo Cardozo. Seriam uma dupla que se completaria bastante. Para mim Cardozo é dos melhores do mundo na sua função. A sua função é marcar golos e nisso o Cardozo é exímio. Em Janeiro já tinha feito um post a mostrar a eficácia de Cardozo. Nessa altura Cardozo era o goleador mais eficaz da Europa.

Decidi voltar a fazer um exercício semelhante. Consultei as listas de goleadores nos principais campeonatos da Europa (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Turquia, Ucrânia, Rússia, Grécia, Escócia, Bélgica e Portugal). Tirando Espanha em que seleccionei também o Falcao e o Cristiano Ronaldo, nos outros países seleccionei apenas o principal goleador do campeonato. Contabilizei todos os minutos e golos de todas as competições de cada país.
Depois de analisar os dados em termos de golos e de minutos jogados chego à conclusão que o Cardozo apresenta a segunda melhor média em relação aos minutos para fazer um golo. Apenas Messi precisa de menos minutos para marcar um golo. Messi demora em média 67 minutos para marcar um golo. Cardozo demora um pouco mais, demora em média 82 minutos para facturar. Nada mau para um "tosco"... De resto os super goleadores Cristiano, Falcao, Ibrahimovic, Cavani, Suarez e Levandowski apresentam números inferiores. O artilheiro mor da liga portuguesa, Jackson Martinez, que toda a comunicação social faz questão de elogiar dia após dia e de dizer que toda a Europa e arredores está interessada nele precisa de mais 25 minutos em média para marcar do que Cardozo.

Ai e tal já estão muitos a dizer... O Cardozo marca muitos golos, mas a maior parte é de penalti... E de penalti não é golo??? Cardozo tem 9 golos de penalti. Esta época não falhou nenhum. Quantos golos tem Messi de penalti? 5! E Cristiano? 8! E Falcao? 8! Aqueles que desvalorizam golos de penalti deviam lembrar-se que há um colombiano no norte que os mesmos dizem que é o maior do mundo tem pavor a penaltis...
 
De seguida aparece a lista que demonstra a super eficácia de Cardozo, apenas suplantada por Messi.
Um pequeno aparte. Ontem gostei muito de ver o Cardozo a gozar com os petardeiros de Guimarães. Mesmo muito bonito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...