segunda-feira, 18 de março de 2013

Grande Benfica


O Benfica venceu por 4 a zero o Guimarães. Este castelo já está conquistado, agora falta conquistar o New Castle... Para o Benfica a deslocação a Guimarães é sempre complicada. O ano passado perdemos lá por 1 a zero, mas também é certo que nesse jogo o golo do Guimarães surgiu de uma falta que não existiu...

O Benfica iniciou o jogo a saber que os corruptos tinham empatado nos Barreiros, ou seja, já sabia que em caso de vitória iria passar a ter 4 pontos de avanço sobre os corruptos. Logo nos primeiros instantes Lima isolou-se, mas não conseguiu marcar, pois o remate de Lima embateu na cabeça do guarda redes vimaranense. Mais tarde foi Jardel que na sequência de um cruzamento de Sálvio apareceu em muito boa posição para marcar, mas atirou ao lado. Na primeira meia hora apesar de o jogo ter sido repartido em termos de domínio, pois o Guimarães estava a dar muito boa réplica, o Vitória teve apenas uma oportunidade através de um livre que Artur defendeu bem. Aos 36 minutos surge Lima isolado por Gaitán (o argentino marcou rapidamente uma falta ainda no meio campo do Benfica e isolou Lima), que passa pelo guarda redes e depois é derrubado por um defesa, que deveria ser expulso, pois não existia qualquer guarda redes na baliza, o árbitro só mostrou amarelo... Depois de ser assinalada a penalidade houve vários lançamentos de petardos e tochas por parte da claque vimaranense na bancada e para o relvado, retardando a marcação do penalti. Cardozo permaneceu super concentrado e mandou uma bomba a mais de 100 km/h marcando o primeiro do Benfica. Durante a primeira parte existiram alguns lances em que foi assinalado fora de jogo ao Benfica que me deixaram muitas dúvidas...

Na segunda parte o Benfica entrou para controlar, pois sabia que era importantíssimo ganhar em Guimarães. Aos 60 minutos Kadu (que já tinha amarelo) entra duro sobre Melgarejo, mas parece-me que toca na bola primeiro. O árbitro Paulo Baptista entendeu mostrar-lhe o segundo amarelo e este foi expulso. Logo de seguida o Benfica marca o segundo, num lance estudado, em que aparece Garay sozinho para finalizar e faz um chapéu o redes, marcando um grande golo. Com 2 a zero e mais um homem em jogo o Benfica passou a controlar quase completamente, pois ainda houve um lance de muito perigo para o Benfica com Baldé a cabecear para grande defesa de Artur, que teve depois sorte, pois a recarga de Baldé foi ter com o Artur.

O Benfica controlava o jogo e criava várias oportunidades, numa delas Sálvio atirou ao poste, noutra Gaitán sozinho atirou ao lado e depois surgiu o golo de Sálvio já depois dos 80 minutos. Depois dos 90 surgiu o quarto golo por Rodrigo em mais uma boa jogada do Benfica. Os minutos finais com as entradas de Ola Jonh, Aimar e Rodrigo deram mais frescura ao Benfica e criaram-se vários lances bem bonitos de futebol.

Mais uma vez a equipa no seu todo esteve muito bem. Gostei especialmente de Gaitán, parece que está mesmo de volta o verdadeiro Gaitán.

Verificou-se claramente que também existem muitos petardeiros em Guimarães, e estes são mais ordinários, pois obrigaram à interrupção do jogo várias vezes. Cheguei a temer que o árbitro mandasse interromper o jogo e os restantes minutos fossem jogados noutro dia obrigando o Benfica a nova deslocação a Guimarães...

Neste jogo Jorge jesus voltou a modificar a equipa em vários elementos. Saíram em relação ao jogo de Bordéus André Almeida, Roderick, Ola Jonh e Rodrigo, para entrarem Maxi, Garay, Lima e Cardozo. Tem sido esta rotação que tem permitido que o Benfica continue forte jogo após jogo.

Terminou assim um duro ciclo de jogos do Benfica. Desde o dia 10 de Fevereiro até ontem o Benfica fez sempre 2 jogos por semana. Em 36 dias o Benfica fez 11 jogos para o campeonato, taça da liga e liga Europa. Desta série de 11 jogos não perdeu nenhum. Empatou no inicio do ciclo com o Nacional a 2 e empatou a zero com o Braga para a Taça da liga, sendo que a lotaria dos penaltis sorriu ao Braga, de resto só vitórias. O Benfica tem estado muito bem.

O Benfica tem agora 4 pontos de vantagem sobre os corruptos, mas estes 4 pontos não podem fazer o Benfica relaxar, pois 4 pontos é muito pouca coisa e o Benfica ainda tem vários jogos muito difíceis. Na próxima jornada recebe o Rio Ave que é uma boa equipa, tem ainda de se deslocar a Olhão, Barreiros e ao ladrão. Portanto a concentração máxima tem de continuar. É certo que é muito bom ter 4 pontos de avanço a 7 jornadas do fim, mas o Benfica não pode de forma alguma adormecer à sombra desta vantagem.

Agora vem a paragem de 2 semanas para jogos das selecções, o que vai permitir à maior parte dos jogadores recuperar índices físicos e assim recarregar baterias para a intensa fase final do campeonato e liga Europa.

Cuidado com as lesões para quem vai à selecção e bom descanso para os outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...