sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Arrancada a ferros


O Benfica venceu ontem o Bayer de Leverkusen por 2 a 1 e apurou-se para os oitavos de final da Liga Europa. No total da eliminatória o Benfica venceu por 3 a 1. Mas não se pense que a eliminatória foi fácil, pois não foi. Na Alemanha o Benfica venceu, mas teve muitas dificuldades e ontem aconteceu algo parecido.

No jogo de ontem Jesus apostou praticamente no 11 mais forte que poderia ter. Deu apenas descanso a Lima e Sálvio. Maxi também ficou a "descansar" para jogar André Almeida, mas neste caso para mim neste momento o André Almeida está a jogar melhor que o Maxi.

No meio campo a apoiar o ponta de lança (Cardozo) Jesus lançou Carlos Martins, que já não era titular desde 24 de Novembro. Começo a ficar preocupado com este jogador. Fez uma excelente pré época. Foi dos melhores nesse período, de seguida renovou até 2016 e depois desapareceu, sempre lesionado... Participou em 13 jogos até ao momento, sendo que em nenhum deles fez mais de 68 minutos, tendo sido titular em apenas 5 encontros. O Benfica precisava de um grande Carlos Martins e ele não está a corresponder. Ontem saiu aos 53 minutos evidenciando... dificuldades físicas...

Cardozo não tendo jogado no fim de semana por castigo tinha de jogar este jogo, no entanto este era um jogo de sacrifício para ele, pois o Benfica não iria ter muita bola e quando a tivesse tinha de fazer ataques rápidos, o que todos sabemos que não é a especialidade de Cardozo. Cardozo é fantástico dentro da área, se a bola não chegar lá a frente passa quase despercebido. No jogo de ontem fez o que pôde.

Vamos agora ás grandes exibições. Não consigo dizer claramente quem foi o melhor em campo, pois existiram três jogadores que foram especialmente fundamentais para a vitória. São eles Ola Jonh, Matic e Artur. Escolher um seria um penalização para os outros. Cada um da sua maneira contribuíram fortemente para a vitória. Ola Jonh marcou um golo fantástico depois de tirar dois adversários do caminho. O seu remate deixou o guarda redes pregado ao relvado. Foi também um desequilibrador nas alas, colocando os defesas alemães com a cabeça à roda. Matic fez um jogo à sua medida mais uma vez, estando muito bem no meio campo e ainda teve tempo de marcar o segundo golo para acabar com a eliminatória. Já Artur regressou às boas exibições, fazendo grandes defesas, especialmente uma pouco depois do primeiro golo do Benfica a remate de Rolfes. Era um remate que ia com selo de golo e Artur fez uma estrondosa defesa. No lance do golo dos alemães não teve qualquer responsabilidade.

Quanto à restante equipa cumpriu bem o seu papel, no entanto no golo dos alemães a defesa poderia ter feito melhor.

Foi uma vitória saborosa, em que tivemos também uma pontinha de sorte de campeão, pois o Bayer enviou duas bolas ao poste quando o resultado ainda estava zero a zero. O Bayer é uma boa equipa e jogou muito bem os dois jogos contra o Benfica.

Jorge Jesus disse que o campeonato alemão é o mais forte da Europa neste momento e é capaz de ter razão, pois na liga dos campeões as 3 equipas alemãs presentes (Dortmund, Bayern e Schalke) venceram os respectivos grupos e estão os 3 bem lançados para passar aos quartos de final da prova. Quanto ao Bayer Leverkusen está neste momento em terceiro lugar da liga alemã e já venceu o lider Bayern em Munique, tendo sido até ao momento a única equipa a fazê-lo esta época. Este triunfo encarnado tem assim muito mais importância, pois o Benfica eliminou uma equipa muito forte.

Outro assunto que tem sido recorrente de Jorge Jesus tem sido a prioridade a dar ao campeonato em detrimento das outras competições. Alguns benfiquistas não gostam de ouvir este discurso, pois entendem que o Benfica é uma equipa que apenas pode ter o pensamento na vitória em todas as competições em que se encontre (excepto a liga dos campeões). Concordo com esses benfiquistas nesse pensamento, no entanto também temos que entender que ao estarmos envolvidos nas 4 frentes o desgaste será muito grande e então os riscos de falhar acabam por ser maiores e corremos o risco de poder ganhar tudo e depois não ganhar nada.  Conciliar a luta pela liga Europa com a luta pelo campeonato é muito complicado. O calendário da liga Europa é muito apertado, pois joga-se numa quinta e na quinta seguinte já se está a jogar a segunda mão e passados 15 dias já estamos a jogar novamente e na semana seguinte temos de jogar na quinta outra vez. Em termos de calendário a liga Europa é mais difícil que a liga dos campeões, pois obriga a mais jogos e estes mais próximos. Na liga dos campeões nos oitavos de final há 3 semanas de intervalo entre a primeira e segunda mão, só a partir dos quartos de final é que o calendário começa a apertar. Por isso é muito difícil ter sucesso na Liga Europa e no campeonato ao mesmo tempo. Ai e tal já estão a pensar os corruptos ainda há poucos anos venceram a liga Europa e o campeonato, mas não se esqueçam que esse campeonato ficou decidido no dia 6 de Setembro(!!!), na quarta jornada, quando o vigário benquerença nos roubou  em Guimarães e colocou o Benfica a 9(!!!) pontos dos corruptos à quarta jornada. No restante campeonato os corruptos só tiveram de gerir e aplicar as forças na liga Europa...

Eu pessoalmente preferia que o Benfica apostasse na Liga Europa, pois em relação ao campeonato nacional acho que dificilmente seremos campeões, pois os corruptos vão ganhando sempre e se por acaso estiverem a emperrar lá aparece o apitador salvador... No entanto entendo a opção do Jesus de apostar na liga nacional, pois o que acaba por contar mais no final são os títulos de campeão e Jesus se não ganhar este ano passou 4 anos no Benfica e apenas ganhou 1 e então muitas pessoas vão pedir a sua cabeça, no entanto todos sabemos que o Benfica não arranja melhor treinador do que Jorge jesus...

Agora esquecer a liga Europa, onde defrontaremos o Bordéus, que à partida será mais acessível que o Bayer Leverkusen, e concentração total para a recepção ao Paços de Ferreira.

2 comentários:

  1. Acho que o discurso de JJ é o mais adequado à situação. Pese não ser mestre em retorica, estabelece a confusão nos inimigos, adversarios e CS.

    Prefiro vitorias, desculpo e compreendo maus discursos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O discurso de Jorge Jesus é de salvaguarda. Ele sabe que tem de dizer que a prioridade é o campeonato, pois sabe que os benfiquistas querem ganhar o campeonato que já foge há muito tempo. Ele sabe também que os jogadores querem ir longe na liga Europa, pois esta dá grande projecção aos jogadores, sabe que mesmo dizendo que a liga Europa não é prioridade os jogadores vão dar sempre tudo na Liga Europa.

      Ao contrário do que muitos querem fazer crer o Jorge Jesus não é burro nenhum.

      Eliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...