terça-feira, 18 de dezembro de 2012

João Cancelo

O jovem João Cancelo que joga na equipa B do Benfica, tem apenas 18 anos (faz 19 em finais de Maio) e para mim é o jogador da equipa B com maior potencial para integrar brevemente a equipa principal do Benfica.

João Cancelo joga a lateral direito, mas quem o vê jogar diz que tem qualidade técnica a mais para essa posição. João Cancelo é um jovem com muita técnica, muita velocidade e poder de aceleração e já me parece bastante desenvolvido tacticamente.

Este jovem iniciou a sua formação no Barreirense, onde esteve durante três anos, depois integrou os escalões de formação do Benfica, indo já na quinta época de água ao peito.

Em finais de Junho de 2012 João Cancelo renovou contrato com o Benfica até Junho de 2018, ficando com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o que significa claramente que os responsáveis do Benfica acreditam no seu potencial.

João Cancelo já foi convocado por JJ 2 vezes em jogos da taça de Portugal. Em nenhum deles chegou a jogar, mas só o facto de ser convocado mostra que tem valor e que JJ acredita nele.

João Cancelo é também internacional pelas camadas jovens de Portugal, já tendo participado em 41 jogos pelas diversas selecções (sub 16, sub 17, sub 18 e sub 19).

Vêm aí os jogos da taça da liga e o jogo com o Aves da taça de Portugal e espero que num desses jogos João Cancelo tenha a oportunidade de se estrear oficialmente na equipa principal, pois o seu desempenho na equipa B merece uma oportunidade na equipa principal.

Penso que João Cancelo deve continuar a jogar pela equipa B esta época (actualmente ele já treina com o plantel principal) e ainda a próxima e a seguir, se continuar a evoluir com tem evoluído, deve ser o titular na lateral direita do Benfica.

Depois de André Gomes, este parece ser outro diamante, criado no Centro de Estágio do Seixal, que será lapidado por JJ. A equipa B do Benfica tem sido um grande sucesso, pois além de potenciar jovens na difícil fase de transição para os seniores (André Gomes), deu também rotação a André Almeida que permitiu as suas chamadas à equipa principal e o seu bom desempenho desportivo. Permitiu também preparar Jardel para a titularidade no Benfica durante a ausência de Luisão. Permitiu também a recuperação física e mental de Sidnei. E tem permitido o crescimento de outros jovens do Benfica  e a afirmação de outros valores como Miguel Rosa e Carole.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...